As Artes Circenses como Produção de Vidas – Entrelaçamentos, Diversidades e Cuidados

SÁBADO, 20/03 | 17h às 18h30

Convidadas: Luiza Fernandes, Carolina Matoso, Érica Rodrigues | Mediação: Erminia Silva

Resumo: A mesa propõe pensar sobre possíveis articulações entre as Artes Circenses e a Saúde Mental. Busca dialogar sobre esses campos evidenciando a diversidade de atuações e produções de cuidados à partir das Artes do Circo, dos encontros e afetos gerados. 

Apresentação das convidadas:

Erminia Silva: doutora em “História da Cultura” pela Unicamp; co-coordenadora do site circonteudo.com; co-coordenadora do grupo de pesquisa CIRCUS; professora de história de circo pela ESLIPA; co-coordenadora do grupo Psircos.

Érica Rodrigues é a palhaça “Dolores Paz”, atriz graduada pela UnB. Fez sua formação na palhaçaria pelo Polo Carioca de circo ESLIPA, RJ e pela Escola de Palhaças – SP, entre outros. Atualmente ministra a vivência artística Corpo Cíclico, e recém líder em “Yoga do Riso”.

Luiza Fernandes é formada em Artes Circenses pela Escola Nacional de Circo. Possui mestrado em psicologia com estudo voltado para a relação entre Circo e Saúde Mental. É psicóloga no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Barbacena – MG.

Carolina Matoso é uma das idealizadoras do grupo “Psircos” (@psircos), estudante do 6º período de psicologia na UFMG, desenhista/ilustradora no perfil SOLIARTE, @s.o.l.i.a.r.t.e, e artista em formação no curso de Circo na Escola Livre de Artes Arena da Cultura em Belo Horizonte-MG. Sua primeira prática circense ocorreu em 2019 e desde então tem desenvolvido sua relação teórica e prática com o circo.


Deixe um comentário