Circo no Beco

No dia 27 de Março de 2021 o Circo no Beco comemora 18 anos de ação e atividade ininterruptas! São algumas centenas de encontros; centenas de espetáculos de variedade, centenas de espetáculos de grupos e artistas; milhares de artistas de inquantificáveis países!

Há 17 anos o Circo no Beco traz alegria e cultura para São Paulo. Organizamos o Encontro Paulista de Malabares e trazemos shows de variedades de luxo todos os meses no Beco do Aprendiz e o único apoio com o qual podemos contar é o de artistas voluntários e amigos da família CnB. O Circo no Beco fomenta a discussão e a relevância do circo e das artes de rua enquanto arregimentadores da cultura paulistana e a importância da ocupação urbana dos espaços públicos, tendo se tornado um relevante ponto de cultura e de formação onde artistas e entusiastas do circo se unem para trazer diversão, informação e diversidade. Em nossos encontros e apresentações, temos apoio dos vizinhos e da comunidade local, oferecendo ao público uma possibilidade de participação ativa como incentivador das artes. Temos também um aquecimento do comércio local e uma significativa revitalização do espaço público. Recebemos atrações e parcerias de várias partes do Brasil e do mundo, tornando o reconhecimento e a importância do CnB como patrimônio cultural do circo e das artes de rua em São Paulo. 

No entanto, a pandemia que nos assola obrigou a uma pequena mudança de planos. Nós, artistas, dependemos de aglomerações para trabalhar. Nós precisamos do público. Dependemos dos nossos chapéus. Trabalhos foram cancelados, mas as contas continuam chegando. Pagamos aluguel, luz, água. Precisamos nos alimentar.  Não há arte sem artistas. Aqui, somos mais de 150 artistas, unindo-se em um coletivo para construir uma alternativa completamente inovadora para que possamos continuar a trabalhar. O Circo no Beco teve em 2020, pela primeira vez em 17 anos de história, suas atividades interrompidas e, obrigados a cancelar os eventos agendados e tivemos que repensar nosso papel frente aos tempos que se instalaram. No dia 17 de março, começamos uma nova etapa. Pesquisamos novas alternativas, achamos a melhor plataforma, contatamos artistas e grupos, assim, após um intenso trabalho de produção e adaptação, no dia 27 de março de 2020 estreamos o canal “Circo na Nuvem – é o Beco ONLINE”, onde fazemos transmissões de shows de variedades às sextas e as Lives que acontecem toda segunda com convidados, amigos e frequentadores do projeto.

Minhas Publicações