Segunda-feira, 22 de Março (21h)
Varieté / Noite de Variedades: Varieté de Encerramento | Classificação: Livre | Duração: 40 min
Direção: Cida Almeida | Apresentação: Palhaça Jujuba
Elenco: Na Contra Mão | Menini | Oscar Salcedo | Sthefe Julie | Jan Leca | Cia Pé de Cana
Atividade via YouTube; Twitch e Facebook. No dia do evento, o link estará disponível na página inicial do site www.circonobeco.com.br!
Sinopse: NA TERRA, NO AR… NAS NUVENS | Uma frase muito conhecida nunca fez tanto sentido nesse tempo de pandemia: “Temos que aprender a nos equilibrar na corda bamba!”. Os artistas do circo sempre fizeram isso e com grande maestria. Com essas habilidades mais uma vez ocuparam a internet! A Palhaça Jujuba nos guiará nessa incrível viagem pelo Espaço Sideral… quer dizer, Espaço virtual: pelo ar, terra até alcaçar as Nuvens!!! Essa façanha será representada por artistas de vários cantos do País e da nossa América Latina, para provar que o Circo não tem fronteiras!
Cida Almeida | Nascida em Salvador-Bahia em1962. Educadora, Atriz e Diretora formada pela ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA-ECA/USP e pela UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL, em Filosofia. No início dos anos 80 estudou Técnicas Circenses na Escola Picadeiro. Desde 87, vem ministrando cursos e dirigindo espetáculos na linguagem da Palhaçaria e das máscaras, com vistas à divulgação e à formação de artistas por meio de uma pedagogia para o Intérprete Cômico e Popular. Especialista na formação e preparação de artistas por meios das Máscaras Teatrais, com ênfase na Linguagem da Palhaçaria e no aprimoramento da Criatividade, Intuição, Percepção e Conscientização Corporal. O CLÃ- Estúdio tem sido, nos últimos 20 anos, seu espaço de criação investigação e produção. Ministra cursos, dirige espetáculos e mantém um núcleo de estudos e pesquisa da arte cômica para a formação do Intérprete fabulador.
Bagunça na Roda Gigante | Três amigos se encontram para uma tarde descontraída de brincadeiras na roda gigante. Direção artística: Matheus Venito Pereira. Direção de filmagem e edição de vídeo: Victor Fernandes. Direção executiva: Anna Luisa Nogueira Moura. Atuação: Anna Luisa Nogueira Moura, Ezequiel Freitas. Direção técnica: Geral. Figurino: Geral. Iluminação e som: Victor Fernandes.
Na Contra Mão – ACROBACIA: Dança, Palhaçaria, Teatro, Portagem | São quatro artistas de quatro diferentes lugares do Brasil que se encontraram no curso técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo Luís Olimecha. Para esse trabalho, compõem o elenco: um acrobata, uma volante e um portô. Devido ao COVID-19, decidiram trabalhar em um grupo pequeno e de forma mais independente, buscando oportunidades no campo do audiovisual e participando de editais pelo Brasil.
IsolaMEDO | Manipulação de 8 rings, IsolaMEDO é um projeto em construção que se iniciou durante a pandemia. Aborda temas desconfortáveis como o medo, a morte e as sombras presentes em cada criança interior de forma leve, através do lúdico e do movimento circular. A manipulação dos 8 rings trabalha o ponto fixo, a ilusão, concentração e leveza. Através da elaboração de uma linguagem pensada para o público busco passar a mensagem de que o que é assustador também pode ser belo. Interpretação e criação: Isabela Menini
Menini – Malabares | Atua a 6 anos com artes circenses através de apresentações em espaços públicos e privados, além de dar aulas e oficinas. Apresentou-se em diversas convenções como a Brasileira, de Florianópolis e a Praiana. Faz parte da Truperreio, trupe de circo que atua nas periferias. Trabalhou durante uma temporada de apresentações com o Circo Além da Lona. Integrou o coletivo fundador e gestor do Cabaré 3a. Terça. Atualmente tem uma marca de malabares, Pscirco, através da qual busca difundir o malabares, além de criar conteúdos e conectar artistas.
Isolated | é uma mostra da luta no período de isolamento e como manter o foco pode dar um bom resultado.
Oscar Salcedo – EquilibrismoOscar é artista venezuelano, equilibrista, morando em Goiânia a 1 ano e meio.
Criação e interpretação: Oscar Salcedo
@Sthefe Julie – Bambolê, Dança
Carimbolê | surge de uma pesquisa em desenvolvimento, integrando uma modalidade do circo o Bambolê com referências da dança do Carimbó uma manifestação popular do norte do Brasil, relacionado e brincando com essas circularidades presente no Bambolê e no Carimbó. Essas circularidades vão desde o próprio brinquedo, está na saia, nos giros, e rebolado que o Carimbó conduz. Partindo das minhas próprias vivências amazônicas e trazendo essa regionalidade para o circo, pensando em outras possibilidades de se brincar com o Bambolê.
Sthefe, tem 25 anos, amazônida em terras paulistas, trabalha como artista de rua de palco e da brincadeira, pesquisa o circo como palhaça e também com o bambolê, integrando suas vivencias ao fazer artístico dentro da sua cultura nortista.
Jan Leca – Corda Bamba
Ave | Em face de cada grande decisão mora um abismo. Já sentiu a vertigem? Através da técnica de corda bamba, o equilibrista envolve o público em uma história de transformação. Entre o chão e a corda, leveza e tensão, o personagem descobre na instabilidade o seu conforto. Criação e interpretação: Jan Leca
Jan iniciou seu percurso no circo em São Paulo onde estudou por 2 anos no CEFAC (Centro de formação em artes do circo) entre 2009 e 2011. No CEFAC se aprofundou em malabarismo, acrobacia de solo e corda bamba.
Ai, o amor! | O amor quando acontece não tem hora, nem lugar, é sentimento que explode sem razão e sem pensar. O amor quando acontece é prece, é oração, é bem querer querendo. E é desse jeitinho que Ripa e Fiofó, fazem a cena mais romântica de todos os tempos. Do interior de São Paulo para o interior do coração de vocês.
Cia Pé de Cana – Acrobacia, Palhaçaria | A Cia Pé de Cana nasceu no ano de 2013 em Iracemápolis-SP. A nossa pesquisa é a arte de rua. Entendemos a rua como um espaço democrático e muito inclusivo, a rua não seleciona seus espectadores, é um ambiente popular e as pessoas se sentem à vontade e pertencentes a esse lugar. Nos anos de 2016 e 2018 circulamos de forma independente 13 estados brasileiros, 140 cidades, atingindo cerca de 25 mil pessoas com nosso trabalho. O elenco é composto por Denis Menezes, Hugo Delariva, Suelen Zacharias e Calini Detoni
Em 2015 inicia sua perquisa na palhaçaria participando de Saraus, criando com duplas e trios diversos esquetes clássicas e autorais. Performou e se apresentou em alguns países como El Salvador; Equador; Argentina; Bolívia; França; Romênia e Cabo Verde. É integrante da Cia Raso da Catarina, é MC do Circo Chegou, au lado de artistas como Bruno Edson e Japonesinha, Jeff o mágico e o Palhaçao Charles, também apresenta o Sarau do Charles, presencialmetne e online. Desde 2018 com a dupla Jujuba & Chicote, desenvolve trabalho de pesquisa com direção de Cida Almeida, com Chico Vinícios tem os espetáculos Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerta, e MONASCICLOS, e Mistérios do Caminho do Peabiru , domina habilidades de monociclo e Luta livre. Em 2020 contemplados pelo Fomento ao circo realizaram 20 lives e 04 oficinas por escolas estaduais e municipais da cidade com mais de 13 mil vizualizações.