[Varieté] Noite de Gala

Sábado, 20 de Março (21h)

Varieté / Noite de Variedades: Noite de Gala

Classificação: Livre | Duração: 45 min

Direção: Cibele Mateus

Apresentação: Fagner Saraiva | Drag Paponapia

Elenco: Cia Lar Doce Lar | João Aguiar | Painé Santamaria | Rachel Monteiro | Tetê Purezempla | Wilson Guilherme

Atividade via YouTube; Twitch e Facebook. No dia do evento, o link estará disponível na página inicial do site www.circonobeco.com.br!

Sinopse: Noite de (des)gala. Afinal, como ser glamour(h)ouse em meio a uma pandemia mundial? Qual circo estes tempos difíceis nos exigem? Você já se perguntou como está seu amigue artista hoje?


Fagner Saraiva | ator, palhaço e drag queen, desenvolve sua pesquisa na linguagem do Humor. É Mestre de Cerimônias com a Drag Paponapia, permeando pelo circo teatro e redes socias. Durante a pandemia, foi Mc no Cabaré da Insurgência com direção de Vulkanica Pokaropa e também na Noite Drag do Circo na Nuvem. Participou do FIC/2020- ( Festival Internacional de Circo) como artista com o número de palhaçaria preta “Sótão, só”.
Atualmente protagoniza a série de humor autoral Papona Série – Vida de uma dragqueen em isolamento disponivel no YouTube e no IGTV.

Renascer | Inspirado em fatos reais vivido pelo palhaço/malabarista que após um acidente grave, buscou na expressão artística a superação de medos e limitações física em Cena.

Cia Lar Doce Lar | A companhia surgiu a partir de um projeto homônimo de intersecção entre o circo contemporâneo e a música experimental, em 2011. Atualmente é guiada por Emerson Noise, artista multifacetado que através do malabarismo, da manipulação de objetos e do teatro físico mantém, em parceria com outros artistas, a proposta de oferecer trabalhos que abrem espaço para cumplicidades e espontaneidades na intimista relação público-artista. Nos seus números e no seu espetáculo Sobretudo, a transfiguração de conceitos como acerto e erro é caminho recorrente para alcançar o lúdico e novas formas para o belo e o virtuoso, sempre primando por uma atmosfera de conforto para as emoções.

Homem de Papel | O Homem de Papel decorre sobre a sensibilidade masculina em uma sociedade que a tenta sufocar e negar.

Wilson Guilherme | Artista Circense da zona norte de de São Paulo, em 2016 Co-fundou a Cia Resto D’ontê sendo comtemplada para criação e circula de sua primeira obra 3×4. E hoje além da Cia Resto do D’ontê apresenta junto com o Circo da Rose, Pro{ago}nistas e Duo Aya.

BamboMamboSax | Tetê Purezempla é uma palhaça viciada em música que chega ao circo tocando saxofone e, casualmente, encontra um bambolê no chão. Sem parar de tocar e utilizando toda sua dignidade, ela tenta girar o bambolê. Mas, na verdade, nem tirar ele do chão ela sabe. Ô dó. Eu acredito! E você, também acredita? Será que que ela consegue?

Tetê Purezempla é palhaça musical, atriz, cantora, compositora, instrumentista… é uma artista variada, é uma mulher do circo tradicionalmente contemporâneo. Sua carreira foi iniciada em um coral de seresta, aprofundada na universidade, sublimada no carnaval e consagrada na palhaçaria, sempre convivendo, aprendendo e compartilhando a cena com artistas mestras e mestres. Tetê se apresentou em de mais de 25 encontros, convenções e festivais de circo, música e teatro, no Brasil e no mundo. Além de seu trabalho solo, Tetê participa dos coletivos Banda A5 em PB (em parceria com o Centro de Memória do Circo), Cumbia Calavera, Cornucópia Desvairada, Palhaços Sem Fronteiras Brasil e Cia. das Britadeiras.

Tucum Confinado | suspensa em sua rede (Tucum) que agora mora em sua sala. Neste trabalho traz sua relação com o aparelho aéreo que está distante apenas 30 cm do chão.

Rachel Monteiro é artista e arte educadora, atuando principalmente com acrobacias em grupo, dupla, equilíbrios perna de pau e percha lira e também na pesquisa no tucum, essa rede de tranças pendurada em um ponto como uma gota.

A Louca das Frutas | Malabarismo com frutas adocicadas com muito carisma criam esta salada! Música latina e dança excêntrica terminam de compor este versátil número de habilidades, humor e sobretudo muito sabor! A Louca das Frutas chega para reverenciar as cores, sabores e ritmos da latinos a através do circo contemporâneo. Um número solo-feminino malabarístco com objetos não convencionais que propõe uma viagem pela latino américa sem sair do lugar!

Painé Santamaria | Malabarista, Palhaça e Musicista Argentina. Desenvolve trabalhos e pesquisas sobre a arte circense desde 2003, com especialização em malabarismo contemporâneo e espetáculos de rua. Seu trabalho traz em cena uma forte identidade latinoamericana e suas vivências como mulher no ambiente artístico. Atualmente ministra oficinas variadas, trabalha na Companhia de humor, música e malabarismo Las Martas, é musicista no Bloko Cumbia Calavera, Palhaça na ONG Palhaços sem Fronteiras Brasil, é uma das produtoras dos Varietes Ninguna Costilla em São Paulo e apresenta seus espetáculos Figaza Show (2013) e A Louca das Frutas (2019).


Vassoura sobre Humano

João Aguiar é amante do riso, equilibrista e formado em Artes Cênicas; multifunções e habilidades, iniciou sua trajetória pesquisando o palhaço, construindo um número e se apresentando em diversos lugares. Além disso, já produziu eventos e dirigiu espetáculos e noites de circo, com foco em Noites Experimentais. Além disso, em 2018 criou o número Vassoura sobre Humano. Criado a partir de uma rotina de equilibrismo. A fruição artística desse número é explorar a relação com um objeto cotidiano, no caso, a vassoura, para desvendar os caminhos criativos que dessa relação podem chegar. Imagens e movimentos de um artista que ao realizar ações extraordinárias com uma vassoura e, ressignificar este objeto que, em momento algum, é utilizado da forma como conhecemos convencionalmente e cotidianamente, têm a intenção de despertar reflexões no público sobre a simplicidade e quais possibilidades gestuais, corporais, virtuosas entre outras podem existir a partir da multiplicação de movimentos e interação com esses objetos.

Deixe um comentário