[Varieté] Noite Experimental

Quinta, 18 de Março (21h)

Varieté / Noite de Variedades: Noite Experimental

Classificação: 14 anos | Duração: 45 min

Direção: Rafael Munhoz | Apresentação: Fabio Luís Venturini

Elenco: Helder Vilela | Mai Yamachi | Serafim do Mundo | Gabriel Mandrigrano | Tibério – Renan Evangelista | Mister Duds – Ewald Cordeiro

Atividade via YouTube; Twitch e Facebook. No dia do evento, o link estará disponível na página inicial do site www.circonobeco.com.br!

Sinopse: Nesse último ano, eu precisei me afastar de você….. Essa nova e louca experiência, nos atravessou. Mudamos nosso modus operandi, nossos palcos fecharam e nossos quartos e salas viraram local de treino e reunião. Oportunidades e amigues, infelizmente, se perderam no caminho, mas nossa vontade de se expressar nunca passa ou se perde e nessa nova experiência de transformar qualquer cômodo em palco, pedimos licença a todes para entrarmos virtualmente em suas casas – e te convidamos a entrar na nossa – para experimentar com a gente nossas novas experiências…

Diretor da Noite: Rafael Munhoz é um artista múltiplo, atua nas artes de circo, artes plásticas e artes visuais, em sua trajetória já passou por companhias de grande importância nas artes Circences como: Cirque du Soleil, Circo do Asfalto, e Companhia de Circo Crescer e Viver.

apartamento 24 | um malabarista tem um amigo que tem um apartamento em Urano, e quer ir visitá-lo, no entanto Urano é muito longe. Não tendo uma nave, ele transforma seu apartamento em Urano. Dentro desse apartamento, ele é livre para brincar seu malabares preferido, a mola.

Serafim do Mundo | pessoa Transmasculine não binário, Arte Educador, Artista de Rua, Ator, malabarista, equilibrista, artista plástico Cantor e Palhaço, iniciou seus estudos artísticos no CAJUV (SBC) onde cursou Malabares, iniciando sua carreira artística. Cursou CLAC (Centro livre de artes cênicas, SBC) integrou o Coletivo Ativismo ABC, no qual fazia a gestão da antiga Casa da Lagartixa preta. Cursou Humor na SP Escola de teatro em 2017 e se formou no primeiro semestre de 2019, atualmente é iluminador do grupo Ponte elemento PER e do Núcleo de pesquisa TRANZBORDE no espetáculo de dança amores q___, primeiro espetáculo no Brasil onde todo o elenco técnico e cênico é formado por pessoas trans não binaries. É Palhaço, Malabarista, Acrobata e produtor na CIA Terrível e artista criador do grupo “Truperreio”

Emoções | Este ato (Aerial Straps) realizado por Helder Vilela, demonstra uma performance de extrema força e flexibilidade, onde o mesmo usa seu corpo para fazer movimentos estáticos e dinâmicos com fluidez e serenidade, de modo a passar muita confiança e controle para quem o vê. Neste ato expresso emoções contidas sendo elas de quaisquer sentimentos, mas os mais afloráveis são os de glória e liberdade.

Helder Vilela | Amante da arte e de tudo o que tem relação com o corpo. Em 2010 ingressou na Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro e circulou por difversos projetos pela Europa, na Africa e no Brasil. Ex aluno e ex-professor da Escola Nacional de Circo atualmente participa de vários Projetos Culturais, Editais e Festivais com projetos solos e com o Duo Simetria, um dos principais nomes nacionais em termos de Acrobalance “hand-to-hand” e “handbalance”. Em 2018 foi contratado para compor o Casting do Cirque du Soleil com os números de (Aerial Straps, Hand to hand e Handbalance) e no ano seguinte foi o protagonista do espetáculo COSMOS fazendo turnê em 2019 e 2020 pelo Mediterrâneo com meu solo de Aerial Straps, também com o Cirque du Soleil.

…Verbo em expansão… | Luto, substantivo carregado das dores que carregamos por nos fazerem despedir tanto cada vez que despertamos. Misoginia é fruto do medo da nossa potência. Mas bruxa, loba, louca, fênix, eu luto, porque somos ação, somos verbo em expansão. Pelo direito de existir e transbordar. Por todas que existiram e transbordaram em nós. Por todas em quem transbordaremos para que cada vez mais aladas sejamos, mulher.

Mai Yamachi | Aerialista, capoeirista, formada em dança pela unicamp, tive o prazer de sonhar alto e ter bastante vontade de aprender. Atuei com os queridos Casuo, Grupo Ares, Paris 6, Acrobacia e Arte, Cia K., fiz musicais com tour no Brasil, atuei no programa Vocacional, enfim, um monte de experiência legal por aqui. Também fiz TUÍ Magic Life e a última experiência foi no show The House of Dancing Water como house troupe flyer de Franco Dragone. Neste ínterim surgiu a força capilar, modalidade mais recente e bastante desafiadora para mim.

Translúcida BR | sobre travessias. Garrafas vazias ou cheias de poesia traçam um caminho vertiginoso e diáfano para o equilibrar de uma personagem ébria. O vidro, com suas possibilidades circenses e seu perigo iminente, deu início à pesquisa que tem como técnica principal o equilíbrio sobregarrafas, numa narrativa sóbria sobre o inebriar de uma fracassada atriz e os embalos de seu velho acordeão, que se equilibra e desequilibra nas linguagens do circo e do teatro. “Translúcida BR” é um convite a embriagar-se de poesia.

Coletivo Brasil Portugal – Jessica Lane | Atualmente estuda no INAC –Instituto Nacional das Artes do Circo (Portugal). Tem experiência com teatro desde 2008, concretizando a formação de atriz posteriormente. Realizou trabalhos com Open Program de Jerzy Grotowski, Jean Jaque Lemetre de Theatre du Soleil e Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Com espetáculos teatrais viajou para países da América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia e realizou curta temporada em Festivais de Portugal no ano de 2014. Retorna em 2019 para participar do Festival de Teatro de Póvoa do Varzim com seu solo teatral “Circodela”.Paralelamente ao teatro e circo, estuda acordeão desde 2013. É uma das organizadoras do Encontro de Palhaças e Circenses do Vale do Paraíba (Brasil) e na trajetória do circo pesquisa as técnicas de força capilar e funambulismo, especializando-se em arame.

Dança da Cadeiras | Um número contendo habilidade de equilibrismo, dança e acrobacias, onde o artista em sua performance dançante manipula e equilibra cadeiras de pvc em seu queixo. Com um número para toda a família desenvolvido no período de formação na escola Crescer e Vivem RJ, ao som de um tango clássico e muito provocativo a proposta é trazer um número com a clássica virtuose do circo, demonstrando a intrigante habilidade, mesclando as linguagens clássica e contemporânea do circo com a visão e ideias do artista.

Renan Evangelista é artista circense do abc paulista. Começou em 2012 no CAJUV (atual DAJUV) com o curso de artes circenses. Formado no Crescer e Viver no curso profissionalizante do PROFAC em 2018 é acrobata aéreo e malabarista. Também atua como professor particular e atualmente trabalha na pesquisa da linguagem do palhaço de rua com artistas e companhias residentes de São Bernardo do Campo como palhaço Tibério.

Mágicas experimentais interativas e visuais | Ewald Santos Cordeiro

Mister Duds é um mágico não muito tradicional com o principal objetivo de gerar encantamento em quem assiste suas mágicas. Antes da pandemia iniciar, apresentava em diversas escolas, convenções de circo, festivais, programas de TV, produziu vídeos de mágica para internet e sempre gostou de criar efeitos e dinâmicas para aumentar a interação com o público. Mas com o isolamento obrigatório, estudou e desenvolveu técnicas para garantir que o encantamento consiga atravessar as telas do nosso dia-a-dia. Neste número traz uma série de mágicas experimentais interativas e visuais, que desafiam a lógica e quebram as barreiras do distanciamento.

Deixe um comentário