O Circo como Viés Político e de Transformação Social – da Cracolândia, aos Campos de Refugiados e Hospitais

SEGUNDA-FEIRA, 22/03 | 16h às 17h30

Resumo: Para essa mesa convidamos para o debate palhaces com trabalhos a atuações em distintos projetos de transformação social. Desde o projeto “Teto, Trampo e Tratamento”, realizado com usuários de drogas e moradores na Cracolândia, pelo psiquiatra e palhaço Flávio Falcone em parceria com a palhaça atriz e diretora Andrea Macera, até a OSC “Doutores da Alegria” que introduziu a arte do palhaço no universo da Saúde no Brasil, coordenada pelo palhaço, bailarino, coreógrafo e diretor Ronaldo Aguiar até o projeto, “Palhaços Sem Fronteiras”, ONG que atua em campo de refugiados e com populações em situações de vulnerabilidade e que tem como integrante e representante nessa mesa a palhaça, educadora e pesquisadora Jennifer Jacomini.

Convidades: Andrea Macera; Flávio Falcone; Jennifer Jacomini e Ronaldo Aguiar | Mediação: Marcelo Mamute

Andrea Macera: atriz, palhaça e diretora. Em 2013 idealizou e realizou o Encontro Internacional de mulheres Palhaças –SP e em 2017 fundou a Escola de Palhaças, ambas realizadas anualmente na cidade de São Paulo. Desde 2010 é parceira de Flavio Falcone na saúde mental e hoje integra a equipe do projeto “Teto, trampo e tratamento” que atua na Cracolândia-SP

Flávio Falcone: psiquiatra formado pelo Instituto de Psiquiatra da FMUSP, atualmente integra a equipe do PROAD – Unifesp. Idealizador do Projeto “Teto, Trampo e Tratamento”, na Cracolândia em SP. Além disso, é palhaço.

Jennifer Jacomini: é integrante da ONG “Palhaços sem Fronteiras” e  técnica em atuação (2008), licenciada em teatro (2010) e Bacharel em interpretação (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Quanto à pós-graduação Jennifer é especialista em Ensino à Distância Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2014), mestra em teatro (2016) e doutora em teatro (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Ronaldo Aguiar: Ronaldo é um multiartista que permeia diversos seguimentos das Artes Cênicas: É bailarino, coreógrafo, ator, palhaço, artista circense e diretor. Formado em licenciatura em dança pela FPA- Faculdade Paulista de Artes. Está nos “Doutores da Alegria” desde 2002 e em 2016 assumiu a função de diretor artístico da Instituição.

Mediação: Marcelo Mamute | malabarista, professor e artista cômico. Formado em psicologia pela UNESP de Assis. É co-produtor do projeto “Saúde Mental & Circo” da “1a Convenção na Nuvem”. Durante a Pandemia foi facilitador no contato de circenses e artistas de rua com psicólogues voluntáries; encontros que se desdobrararam em diversos acolhimentos e atendimentos psicológicos para artistas.

Deixe um comentário